Quem é o Novelli ?

 

Apresentação

Oi, sou o André Novelli mas pode me chamar só de Novelli mesmo pois todo mundo me chama asssim


Interesses

- Aficcionado por tudo que voa. Controlado ou não, propelido ou não, no cg ou não ;-)

- Gosto mas ainda não domino a arte da programação, sei o básico para me virar no trampo e em projetinhos. Ultimamente tenho me interessado bastante por python, mas não cheguei a fazer nada espetacular com ele.

- Curto também um pouco de mecanica de autos. Costumo fazer eu mesmo algumas manutenções simples, mas já me metí a trocar algumas peças complicadas dos meus carros. Hoje tenho um carro mais novo, mas morro de vontade de abrir pra ver como é hehe.

- Desde pequeno eu curto eletrônica mas nunca fiz um curso. Oque eu aprendí foi em algumas revistas da série A&PE (Aprendendo & Praticando Eletrônica, do prof. Beda Marques) que ganhei do meu tio no meio da década de 90. Ela tem muitos projetinhos legais pra inciante. Eu tenho algumas ainda e quem quiser é só pedir que eu escaneio algumas.

- Curto muito mas não domino quase nada na disciplina de robótica.

- Toquei bateria por 5 anos em uma banda de garagem. Hoje só faço barulho, mas um dia volto a tocar

- Fotografia.

 

Formação

- Fiz colégio estadual normal e apos 9 anos me metí numa faculdade de Eng. Elétrica. Fiz 5 semestres sendo os primeiros 4 com louvor porém no quinto acabei derrubando meu rendimento por conta do meu emprego atual. Cheguei à dar monitoria voluntária no lab de Física I, eletronica I e Algoritmos I. Acabei trancando a faculdade até obter melhores condições no serviço. Uma hora eu volto.

- Fiz em 2004 (acho, pois era Debian Potato) um curso na 4Linux

- Fiz alguns cursos referente à equipamentos que uso no meu trampo

 

Profissão

Meu primeiro trampo já foi de TI, eu instalava roteadores Cisco e Motorola para clientes da Embratel. Depois entrei para uma empresa muito bacana que vendia equipamentos para emissoras de rádio e TV, além de equipamentos de telecom para clientes Governo. Cheguei a fazer demonstrações de terminais de video conferencia via satélite para a Policia federal e para a aeronáutica, conhecí uma plataforma de petróleo e aprendí muito doque sei hoje de eletronica com meu mentor, o Gumercindo, ex professor de física e eletrônica no Inatel em Minas. Apos 2 anos, troquei as antenas e transmissores por uma mesa e cadeira em um cpd gelado. Aprendí a mexer com servidores Linux, Windows, Citrix, File Servers e toda essa tralha que tem num cpd. Desenvolví de forma amadora algumas soluções caseiras para a empresa e fico feliz de hoje ainda ter algo meu rodando lá. Dalí fui para a IBM, conhecí oque é computação de grande porte com máquinas unix cavalas e Terabytes de disco. Hoje ainda estou na IBM e faço parte do time de Unix/SAN/Storage que atende um grande cliente da area Financeira. É um trampo divertido e tem muitos desafios, estou gostando, ainda.

 

Oque eu faço para me divertir

- Estou montando meu AP, Literalmente. Reformei móveis, construí outros que eu mesmo projetei. Fora pintura, manutenção elétrica total, acabamento, etc. é relaxante!

- Praticante devoto do DIY. Só pago para alguem fazer algo quando a janela de tempo para o trabalho é apertada demais.

- Arrumo os brinquedos dos outros. Já consertei carros de controle remoto de amigos e netos de amigos, computadores então, nem se fala, mas jã consertei coisas legais, como muma máquina de limpar fita VHS, um sistema DMX de uma sala de teatro e estou esperando chegar um Robosapien V2 para eu operar.

- Tenho um pequeno laboratório em casa onde passo a maior parte do meu tempo livre estudando alguma coisa relacionada às coisas que curto fazer.

- Nas férias curto viajar e voar aeromodelos. Na realidade eu curto voar aeromodelos em lugares diferentes, então viajar faz parte, mas nao contem isso para minha noiva ;-)

- Curto dar umas pedaladas. Faz bem para a minha saúde e dá uma manutenção pro meu coração que tem a ardua tarefa de bombear mes sangue pelos 153Kg de pura fofura.

 


Projetos pessoais em andamento

- AP - 70% concluído

- Sistema de automação residencial - 50% concluído - pausado esperando insight para a interface

- Robozinho seguidor de linha - Hardware 90% OK - Software 10% - Pausado esperando aprender PID e modelagem para o controle

- Trigger multi função para camera Nikon - 80% concluído - esperando insight para a interface. Por enquanto tudo é configurado no codigo.

- Foguete para algancar 2Km - 70% concluído - pausado esperando chegar o grafite para a tubeira nova.

- Paraquedas de emergencia para aeromodelos/quadcópteros - 80% concluído - pausado esperando solução para o acionamento remoto.

- Bussola em processing - 70% concluído - aguardando acelerometro para fazer a compensação de inclinação e juntar com a galera pra dar um tapa no código processing.

 

Projetos concluídos

- Home do AP

- Reforma dos móveis da cozinha do AP.

- Gerador Van der Graaf (já aposentado)
 

- Gerador hibrido hidraulico/pneumatico (doado para a faculdade) - Vou providenciar o vídeo

- Relê controlado pelo protocolo HSNet do Diego Spinola

- Conserto de um LynkSys WRT54G V2 - http://www.novelli.eti.br/site/ressucitando_wrt54gv2

- JunkyBot CNX à partir de lixo tecnológico (já aposentada, doou peças para outros projetos)

 

Video Log

Estou tentando montar um video log com algumas coisas que eu faço e gostaria de compartilhar. Está bem no começo e só tem um vídeo, mas logo logo vou colocar mais!

 - Primeiro vídeo da série caixa de ferramentas: Projetos e dicas de reparos para fazer em casa.